12/12/2021

O melhor bolo-rei de Portugal


Esta época traz consigo vários doces tradicionais, sendo o mais famoso, o bolo-rei que marca presença em todas as mesas. Esta invenção trazida de França em meados do Séc. XIX por  Baltazar Roiz Castanheiro dono da Confeitaria Nacional em Lisboa, que foi a primeira a vendê-lo em Portugal. E verdade seja dita, continua a ser um dos melhores bolos-rei de Portugal. Sou daqueles que gosta de bolo-rei de uma forma especial: não pode ser do dia, por norma retito a fruta cristalizada e tem de estar "meio rijo" para ser torrado e depois barrado com manteiga. É assim que eu gosto do bolo-rei. 

Mas voltemos ao melhor bolo-rei de Portugal. Decorreu por estes dias o VII Concurso de O Melhor Bolo Rei de Portugal” organizado pela ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares, que destaca os melhores bolos-rei (e similares) do País. Estiveram à prova 240 bolos-rei de todo o país. O grande vencedor foi o da pastelaria Moinho Novo, em Tentúgal (no concelho de Montemor-o-Velho). Já tive oportunidade de provar esta delícia. É um bolo simples e com ingredientes naturais, sem misturas complexas que tem um sabor simplesmente soberbo. Custa 14€ o kilo.

Caso gostes mais de bolo-rainha, o grande vencedor foi a Casa do Padeiro, na Pontinha (no concelho de Odivelas). Quanto ao bolo-rei escangalhado, foi a Padaria Dionísio, na Figueira da Foz, que saiu vitoriosa. Para terminar, a melhor trança de Natal está na Confeitaria Rainha, em Arouca. Parabéns aos vencedores.

Sem comentários:

O pior penálti da história

 Um  Penálti é coisa que não se perde, menos  na Venezuela . Neste domingo (27/08), o campeonato venezuelano viu a pior cobrança da História...