21/11/2021

O melhor queijo do mundo


Como já devem ter percebido adoro queijo de quase todas as proveniências. Assim sendo, depois de assinalar quais os melhores queijos nacionais, chegou a vez de revelar qual o queijo que o  júri do Word Cheese Awards (WCA) escolheu como o melhor queijo do mundo. É espanhol, custa 15€ e chama-se Olavidia. 
O Olavidia é um queijo de cabra pasteurizado, com uma textura semi-macia e cremosa que se derrete no palato, uma fina camada de carvão ao centro e um cheiro a cogumelos do bosque, foi a justificação do júri  para justificar o prémio de melhor queijo do mundo deste ano. O queijo, produzido pela queijaria familiar Quesos y Besos, localizada em Guarromán (Jaén), foi escolhido entre dezasseis queijos que conseguiram chegar à final deste concurso, no qual participaram mais de 4.000 variedades de todo o mundo. Cada queijo tem um peso aproximado de 275 gramas e é dividido ao meio por caroço de azeitona carbonizada de Jaén. O leite utilizado é de cabra e é pasteurizado lentamente num processo de maturação com bolores e carvão entre 15 e 20 dias.  Infelizmente, está esgotado.
O Olavidia obteve 103 pontos, mais cinco do que o francês Epoisses Berthaut Perrière, que ficou em segundo lugar. A fechar o pódio ficou o Eminence Grise - Tomme Chèvre Grise au Bleu, dos Países Baixos. Infelizmente nenhum queijo português conseguiu tal distinção, mas creio que vamos no caminho certo.

Sem comentários:

O pior penálti da história

 Um  Penálti é coisa que não se perde, menos  na Venezuela . Neste domingo (27/08), o campeonato venezuelano viu a pior cobrança da História...